Logo Archsettegaia Brasil : Maria Tereza Montes

Artigo do blog:

Automação Residencial – A Casa Inteligente

Conceitos Básicos para Um Projeto de Automação

Casa AutomazioneO mercado de automação residencial está crescendo em todos os países , e a tendência de acordo com especialistas , é que o conceito atinga cada vez mais grandes segmentos no desenvolvimento tecnológico da construção civil. Na automação residencial, o conceito de integração entre os diferentes sistemas permite um maior conforto, comodidade e segurança em residências. Para interligar sistemas diferentes como, segurança , iluminação, áudio e vídeo, centraliza se um unico gestor. Assim, em vez de haver equipamentos independentes e autônomos, eles ” falam  entre si “, permitindo a otimização de comandos nos seus desempenhos. Um exemplo – o proprietário acessa um dispositivo de biometria ( reconhecimento de sua impressão digital da pessoa autorizada ) e uma porta se abre. Automaticamente, o som ambiente é ligado e o caminho para a sala é iluminada .

figCasa inteligente

Os fabricantes de hardware oferecem um módulo central que permite a comunicação com outras pessoas na mesma casa. Isso ainda não é muito comum e requer mão de obra qualificada para sistemas integradores residenciais. É necessário um projeto coordenado envolvendo software e hardware muitas vezes. Um dos elementos chave que o arquiteto deve aprender sobre automação residencial é que o hardware tem que ter uma ligação entre a “central de automação e conectividade “.

Outra informação importante, é a maneira pela qual os cabos estarão ligados. Um elemento que pode facilitar ou dificultar a manutenção e operação dos serviços automatizados. Neste contexto, a automação central deve sempre ocupar uma posição central. Também é necessário, cabeamento estruturado e devem ser configurados em uma tipologia em forma de estrela, em vez da tipologia de anel convencional. O mesmo se aplica às instalações elétricas . Tudo isso leva a uma economia de cabos, maior flexibilidade do sistema , facilidade de modificações e adicionar um novo equipamento e/ou software.

Mas o que fazer quando você quer introduzir o conceito de automação em edifícios antigos que não foram projetados dessa maneira ? Neste caso, é possível usar tecnologias sem fio ( wireless ) , sendo ideal para retrofit. De acordo com esse conceito, é possível acessar a Internet sem a necessidade de conectar os cabos de rede ou sistemas de controle, tais como iluminação e ar condicionado acionados. Embora inovador, o ideal é que o sistema de controle sem fios é complementar à rede fixa, com conjunto de cabos estruturados , sempre que possível .

Quanto à transmissão de dados e distribuição de Internet, os cabos estruturados proporcionam mais segurança e mais rapidez na transmissão wi -fi ( transmissão de dados sem fio). Além disso, os cabos estruturados vão muito além do computador. As tecnologias sem fios estão sujeitas à influência de elementos metálicos na estrutura do concreto, que podem atuar como barreira à propagação das ondas. Para resolver esta situação , existem sistemas que transmitem ponto à ponto até que eles cheguem ao seu destino.

Além do conforto e conveniência, a automação residencial prolonga a vida útil de produtos como lâmpadas e gera economia. A unidade através da automação da iluminação é uma das principais tendências em arquitetura. Depois disso, a iluminação não é simplesmente para determinar os pontos de luz, mas para criar situações de luz.

É uma indústria que requer constante atualização de arquitetos e profissionais da construção civil.

By Archsette

Outros artigos do blog:
WhatsApp Chat